sábado, 25 de agosto de 2012

Cem anos do IFPA(Cefet) - O outro lado da História...


        Esta publicação é praticamente uma parceria com o Blog  De Omnibus Dubitandum , do camarada Victor Uislan. Pois se trata de uma intervenção feita por ele numa Sessão Especial realizada em 2009 na Câmara Municipal de Belém que homenageava os cem anos do IFPA (Cefet).
            Na solenidade, notou-se uma eminente vangloriação da gestão do Reitor Edson Ary (recentemente denunciado pelo Ministério PúblicoFederal (MPF) à Justiça Federal por fraudes e desvio de mais de R$ 5,4 milhõesem recursos federais destinados à educaçãoe um lamentável desdém, inclusive com certo desrespeito para com as demandas estudantis que só foram pautadas pelo representante do “Grêmio Estudantil Cabanagem” e  só puderam ser propaladas no final do evento. Além disso, houve uma série de interrupções durante o referido discurso, como poderá ser observado e analisado pelos internautas que assistirem aos vídeos aqui postados.
            Ademais, eu não posso conjecturar a situação em que se encontrava o IFPA e nem julgar a veracidade das informações contidas nas falas dos oradores. Porém, momentos emblemáticos como este podem retratar muito bem a realidade. Além disso, é mais produtivo deixar esta incumbência a um dos protagonistas deste episódio, o então estudante do curso técnico do IFPA, Victor Uislan, que certamente poderá descrever o caso com muito mais embasamento e com argumentos bem mais detalhados em seu Blog (De Omnibus Dubitandum).
          
            Por fim, aqui estão os vídeos que editei e postei no youtube em três parâmetros diversos para que os internautas possam acompanhar todos os principais momentos do evento.

       O primeiro vídeo contendo somente o discurso do representante do “Grêmio Estudantil Cabanagem”:




  O segundo contendo um compacto de toda a sessão:




  E o terceiro vídeo, com o evento na íntegra:

Um comentário:

  1. Quero fazer algumas obrigações aqui:

    Bem, a postagem desse vídeo na internet se deve ao trabalho do camarada Marçal, que teve habilidade, vontade e boa intenção em editá-lo e colocá-lo à disposição de quem usa esse meio. Fiquei com ele mais de três anos e não consegui fazer nada disso. Valeu camarada.
    Em seguida, tenho que reforçar que o único motivo por eu estar ali, naquele lugar,falando algumas verdades, é o fato disso ter sido fruto de um movimento real, bem organizado anteriormente, segundo as reais necessidades e demandas dos estudantes, e a força PRINCIPAL, não única, para esse ato foi a força e perseverança das turmas do PROEJA, pois fizemos várias reuniões, chamamos vários representes da Instituição, e nada tinha sido resolvido, então elaboramos um abaixo-assinado e uma semana depois houve essa oportunidade de conseguirmos nossas reivindicações.
    Depois desse movimento houve reformas no banheiros, apareceram alguns bebedouros que funcionavam com água gelada intercaladamente, a biblioteca voltou mais rapidamente ao funcionamento, e as aulas do PROEJA e seus auxílios financeiros foram quase normalizados. Nunca conseguimos nos focar no problema da corrupção, já que haviam dezenas de outros, imediatos. Mas algumas pessoas merecem mérito, que sempre foram ativas nessas denúncias, como meu amigo Bruno, e o professor Walber Wolgrand.
    E por fim, gostaria de deixar o link para um texto meu, de um tempo atrás, no qual eu explicito um pouco essa situação, além de conter os anexos do abaixo-assinado, com a assinatura do Edson Ary, e alguns nomes das pessoas que foram as principais forças desse movimento.

    http://uislan.blogspot.com.br/2011/08/atencao-as-condicoes-de-estudo.html

    Abraços.

    ResponderExcluir